Está em andamento a construção da torre de madeira mais alta do mundo, localizada em Vancouver e projetada pelo escritório Acton Ostry Architects. A residência estudantil da Universidade de British Columbia, que teve suas obras iniciadas em novembro do ano passado, será concluída em meados de 2017. Com 53 metros de altura e abrigando 404 estudantes, este será o maior edifício híbrido de madeira do mundo. Os dois núcleos de concreto da estrutura serão concluídos ainda este mês e em seguida será iniciada a construção das partes de madeira da edificação.
O projeto de US$ 51,5 milhões está sendo desenvolvido por Architekten Hermann Kaufmann of Austria, Fast + Epp, GHL Consultants Ltd. e Structurlam. O projeto demonstra os benefícios de um projeto híbrido que combina madeira e concreto, com custos que são comparáveis a qualquer estrutura de concreto e aço.
A construção do edifício é composta por uma base de concreto de um pavimento de altura, os dois núcleos de concreto e os 17 pavimentos de madeira que no topo trazem uma viga de aço pré-fabricada e uma plataforma metálica.
Após a conclusão dos núcleos de concreto, prevê-se que a estrutura e fachada de madeira serão construídas a uma velocidade de um pavimento por semana. A rapidez na construção é resultado do uso de materiais pré-fabricados, incluindo painéis CLT, pilares de madeira laminada colada, conectores e elementos de fachada metálicos.